Escolas sem alunos, professores em ato político: paralisação do Sinpro vira alvo de críticas às vésperas da eleição



Mesmo após apelos de Celina Leão para suspender o movimento e abrir negociação, sindicato manteve a paralisação; presença de Leandro Grass e relatos de material partidário ampliaram as suspeitas de uso eleitoral do protesto
Enquanto salas de aula da rede pública do Distrito Federal permaneciam vazias e milhares de estudantes ficavam sem o ensino que deveriam receber, professores participavam de uma mobilização que ganhou contornos políticos explícitos com a presença de Leandro Grass, adversário da governadora Celina Leão na disputa eleitoral.
O episódio levanta uma pergunta incômoda: a prioridade era defender as reivindicações da categoria ou transformar a paralisação em oportunidade de promoção política a poucos dias do segundo turno?
A governadora e candidata à reeleição, Celina Leão, havia feito apelos insistentes para que o movimento fosse suspenso. Ela demonstrou disposição para negociar com os profissionais da educação e avaliou que aquele não era o momento adequado para uma paralisação, sobretudo pela proximidade da votação e pelos prejuízos impostos aos estudantes e às famílias.
Mesmo assim, o Sinpro decidiu manter a mobilização desta quarta-feira (21). A quatro dias do segundo turno, a tentativa de diálogo não foi suficiente para convencer a direção sindical a recuar.
A presença de Leandro Grass no ato acrescentou um componente eleitoral a uma mobilização que deveria ter como foco central as condições de trabalho dos professores e a qualidade do ensino público. O candidato aproveitou o espaço para manifestar apoio à categoria e criticar o governo de Celina Leão.
Além disso, segundo relato da jornalista Cida Frausino, do Portal Folha Evangélica, participantes portavam materiais com orientações de voto do PT, e houve manifestações em favor de Grass. Caso esses relatos sejam confirmados, será legítimo questionar até que ponto uma pauta sindical foi misturada à campanha eleitoral.
Não se trata de negar aos professores o direito de reivindicar melhores salários, estrutura adequada e autonomia pedagógica. Esses direitos são legítimos. O que merece crítica é a decisão de manter alunos longe das salas de aula justamente quando havia um apelo público por negociação e quando a disputa política se encontrava em sua reta final.
A educação pública não pode ser tratada como instrumento de disputa partidária. O estudante que perdeu uma aula não escolheu participar do conflito entre sindicato e governo. Tampouco deveria ser o principal prejudicado por decisões tomadas por adultos que têm a responsabilidade de defender o ensino.
Enquanto dirigentes sindicais e candidatos ocupavam o espaço público para defender suas posições, pais e mães precisavam improvisar soluções para cuidar dos filhos. Crianças e adolescentes, por sua vez, acumulavam mais um dia sem a rotina escolar.
A questão é inevitável: quem vai garantir a recuperação do conteúdo perdido? Quem vai responder às famílias que dependem da escola pública para trabalhar e organizar a própria rotina?
O Sinpro aponta problemas na estrutura das escolas, na autonomia pedagógica e nas negociações com o governo. Essas alegações precisam ser debatidas com seriedade. Mas também é necessário cobrar responsabilidade da direção sindical por manter uma paralisação em um momento tão sensível, mesmo diante da disposição anunciada pelo governo para dialogar.
A presença de um candidato de oposição, somada aos relatos de material partidário e pedidos de voto, torna ainda mais necessária a transparência sobre os objetivos e a condução do ato.
No fim, a conta mais pesada não recai sobre os políticos que disputam votos nem necessariamente sobre os dirigentes que organizam manifestações. Ela recai sobre o aluno que ficou sem aula, sobre a família que precisou reorganizar a vida e sobre uma rede pública que já enfrenta desafios para garantir aprendizagem a todos.
Paralisação ou palanque eleitoral? A pergunta precisa ser respondida com fatos, transparência e responsabilidade. Porque defender a educação exige muito mais do que discursos em manifestações: exige compromisso com o direito de cada estudante de estar dentro da sala de aula.
Fonte: Opinião Brasília
Leia também
UnB lança vestibular com 140 vagas para indígenas com inscrição gratuita
Beto Monteiro/Universidade de Brasília Ler resumo Edital do vestibular: a Universidade de Brasília divulgou 140 vagas para estudantes indígenas no processo seletivo 2027; Inscrições e prova: os interessados podem se inscrever entre 20 de outubro e 2 de novembro de 2026, com prova objetiva e de redaç
EducaçãoEleições 2026: aulas serão suspensas em escolas do DF na sexta-feira
Distrito Federal Eleições 2026: aulas serão suspensas em escolas do DF na sexta-feira Medida vale para todas as escolas da rede pública e para as instituições da rede privada usadas como locais de votação Francisco Dutra 22/10/2026 09:25 Hugo Barreto/Metrópoles Ler resumo Suspensão de aulas: escolas
EducaçãoDER faz ajuste após primeiro dia de reversão do trânsito na Ponte JK, no DF; veja o que mudou
1º dia de reversão de faixa na Ponte JK, no DF, nesta quarta O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) fez um ajuste na operação de reversão do trânsito na Ponte JK, em Brasília, após o primeiro dia de funcionamento. A partir desta quinta-feira (22), ao invés de cinco faixas no sentido Plano Pilot
Mais lidas
- 1AtlasIntel confirma PoderData/Aya e dá Flávio com 53% e Lula com 47%
- 2Lula e Flávio têm 49% cada um no 2º turno no Amazonas, diz PoderData
- 3Veja ato de Lula na av. Paulista em imagens captadas do alto
- 4Ao vivo: Flávio Bolsonaro realiza ato na av. Paulista
- 5Nara Ayres Britto, advogada e filha de ex-ministro, celebra casamento